RAIMUNDO DE MOURA MATOS É CEARENSE, NASCIDO EM 19 DE AGOSTO DE 1919 NA CIDADE DE URUBURETAMA-CE. COMEÇOU COMO SACRISTÃO APRENDENDO AS PRIMEIRAS LETRAS COM UM PADRE. FOI SEMINARISTA, TORNOU-SE UM POLIGLOTA, FALANDO E ESCREVENDO PORTUGUÊS, INGLÊS, FRACÊS, ESPANHOL, LATIM E ITALIANO. FOI UM DOS PRIMEIROS MORADORES DO BAIRRO PASSARÉ, ONDE CHEGOU POR VOLTA DE 1952, DEDICOU TODA A SUA VIDA AO ESTUDO E A EDUCAÇÃO; INGRESSOU NO CARGO DE AGENTE ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA DO ESTADO DO CEARÁ; FOI TOPÓGRAFO, AGRÔNOMO, INSTRUTOR PRÁTICO DE TRATORISTA, LESSIONAVA APICULTURA E AVICULTURA NO LOCAL ONDE HOJE FUNCIONA A ESCOLA 2 DE MAIO. FUNDOU EM 1975 A PRIMEIRA ESCOLA DE ALFABETIZAÇÃO E CATECISMO DO PASSARÉ EM SUA RESIDÊNCIA NA AV. DA SAUDADE PARA ATENDER CRIANÇAS E ADULTOS, ONDE ELE E SUA ESPOSA EDITE FREIRE MATOS FORAM INSTRUTORES DO PROJETO PIONEIRO DA PREFEITURA DE FORTALEZA O PAF-TV(PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO PELA TELEVISÃO). FALECEU EM 28 DE MARÇO DE 1999 EM FORTALEZA.
REQUERIMENTO DE ELIANE

SOLICITANDO A LINHA PASSARÉ MESSEJANA.
MAPAS/ETUFOR

OFÍCIO Nº 50/2010 - PROCESSO Nº 76459/2010 - ENVIADO POR MAPAS PARA ETUFOR
RESPOSTA ETUFOR/MAPAS

ETUFOR RESPONDE ENVIANDO OFÍCIO A MAPAS( MORADORES ASSOCIADOS DO PASSARÉ E ADJACÊNCIAS)
quarta-feira, 9 de março de 2011
RAIMUNDO DE MOURA MATOS
Postado por
H E R L I T O F R E I R E
às
08:45
POSTAGENS ANTIGAS
HISTÓRIA DO PASSARÉ
Passaré é um bairro da cidade de Fortaleza, localizado na Zona Sul da capital, no Estado do Ceará, administrado pela Secretaria Executiva Regional VI.
História
O bairro Passaré surgiu com a vinda da família Girão para o bairro no século XIX de Portugal, a qual ganharam as terras através das Sesmarias, o filho mais ilustre do bairro é o ex-prefeito de Fortaleza Raimundo Girão, famoso historiador. Inicialmente o local era chamado de Sítio Passaré, em 24 de janeiro de 1967, foi loteado pela família, dando início a vinda de moradores para a área. A origem da palavra Passaré surgiu por que os índios chamavam o local como a " lagoa do atalho", por que era o caminho mais curto entre as tribos deMessejana e Parangaba, Em 1979 foi instalado no bairro, a sede do Banco do Nordeste, o centro administrativo ocupa até hoje uma imensa área do bairro. A partir de 1980 foram construídos também vários conjuntos habitacionais, o primeiro foi o Conjunto Jardim Sumaré, posteriormente vieram o Conjunto Jardim União e Conjunto Jardim Castelão.
Infra-estrutura
Neste bairro na sua malha viária possui vias importantes como: Avenida Juscelino kubitschek (continuação da Avenida Alberto Craveiro), Avenida Pedro Ramalho(continuação da Avenida Dedé Brasil), Avenida Deputado Paulino Rocha e Avenida Prudente Gaspar Brasil. O bairro possui ruas e avenidas em grande maioria com pavimentação asfáltica. Na área há dois grandes supermercardos: o Super do Povo e Santa Rita Passaré, além de vários mercadinhos de porte menor. Fica localizado também no um hospital da rede Sarah Kubitschek, o hospital SARAH-Fortaleza ocupa um grande terreno no bairro e atende pacientes de todo o estado do Cearé.Possui também 2 postos de saúde e 26 escolas públicas e privadas. No bairro localiza-se o Cemitério Parque da Paz muito tradicional na capital cearense.
Lazer e Meio ambiente
No Passaré fica localizado o Parque Ecológico Passaré onde ficam os equipamentos da Prefeitura de Fortaleza: Zoológico Municipal Sargento Prata e Horto Municipal e Espaço Verde, que diariamente são visitados por inúmeras famílias de Fortaleza. Existem também diversas praças, onde os jovens usam campos e quadras de esporte para a prática de futebol.
Com relação ao meio ambiente o bairro tem uma lagoa denominada de Passaré que é uma das mais limpas de Fortaleza e possui diversos córregos que fazem parte da bacia do rio Cocó.
Um comentário:
Interessante como as imagens informações em nossa memória são revigoradas diante das imagens. Ver a foto do tio Raimundo me reportou a alguns momentos que vivi em sua casa, como comer siriguela tirando do pé; procurar melaozinho na cerca e ficar plantada naquela porta que ficava de frente para o cemitério. Silvinha
Postar um comentário